BEM VINDOS!! Caro Leitores, ao blog :
ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE I

O blog foi criado com o intuito de aproximar o conteúdo da disciplina Ensino e Pesquisa em Saúde I e os discentes do primeiro período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG.

A disciplina apresenta, uma carga horaria total de 30 horas;é um pré-requisito pra Ensino e Pesquisa em Saúde II,e o aprendizado da mesma é de grande valia pois será utilizado em toda vida acadêmica. Ela tambem contribui para que os alunos(as) consigam observar a importância do conhecimento cientifico aliado ao cotidiano dos profissionais.

Ementa

  • Estuda o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da UFCG;
  • A ciência e o conhecimento científico;
  • Fundamentos da pesquisa em Enfermagem;
  • Os principais métodos e técnicas de pesquisa e suas aplicações para a Enfermagem;
  • Os métodos quantitativos e qualitativos: características e abordagens;
  • Tipos de desenhos de pesquisa;
  • O projeto de pesquisa e as etapas para sua construção;
  • Tipos de relatórios de pesquisa;
  • A Internet como fonte de pesquisa em Enfermagem: acesso ao banco de dados (Scielo, Lillacs, Medline);
  • Normas técnicas para apresentação e publicação de trabalhos acadêmicos
  • Ética e pesquisa: Resolução 196/96.


quarta-feira, 4 de abril de 2012

ROTEIRO PARA COLETA DE DADOS



Ø  Começar organizando os artigos na tabela que segue em anexo abaixo. Observe que será uma tabela para cada artigo.
Ø  Buscar agrupar as informações por semelhança para construção de tabelas.
 Por exemplo:
-> Titulação dos Autores:
  •   Docente
  •   Discente de Graduação
  •   Assistencial
  •   Discente de Mestrado/Doutorado
  •   Discente de Especialização
  •   Outros profissionais
  •   Não informado

->Região do País:

  •   Sudeste
  •   Nordeste
  •   Sul
  •   Centro-oeste
  •   Norte
  •   Não informado

 ->Tipo de Estudo:
  •   Qualitativo
  •  Quantitativo
  •  Quanti-qualitativo
  •  Não informado


  ->Cenários

  •     Instituições hospitalares
  •     Unidade básica
  •     Arquivo/base de dados
  •     Comunidade
  •     Escola/Universidade
  •     Empresa/Instituição/ONG
  •     Domicílio
  •     Não informado

   ØPós preencher os formulários, com cada um dos artigos que irão compor a amostra do estudo; realizar um levantamento estatístico que  irá possibilitar a construção dos resultados.


Título do periódico/ano:

Título do artigo

Palavras-chave

Autores/Titulação/
Instituição

Região do País

Referência

Resumo

Objetivos:

Temática

Público alvo do estudo

Metodologia

Tipo de estudo

Cenários

Considerações Finais/Conclusão

Este artigo será incluído( x) ou excluído(   ) na minha pesquisa. Responda o porquê da inclusão ou exclusão ao lado

O artigo selecionado foi lido na integra ou só o resumo. Responda ao lado.


Exemplo :


Título do periódico/ano:
Texto Contexto Enfermagem-2007.
Título do artigo
Tendências das Pesquisas de Enfermagem em saúde da mulher no período de 2001 a 20051
Palavras-chave
Saúde da mulher. Enfermagem. Violência. Gravidez.
Autores/Titulação/



Instituição
Cláudia Maria Ramos Medeiros Souto2, Sarah Maria Fraxe Pessoa2, Marta Maria Coelho Damasceno3, Thelma Leite Araújo3.
 Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC. Ceará, Brasil.2
Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ceará, Brasil.3

Universidade Federal do Ceará (UFC).
Região do País

Nordeste
Referência
SOUTO, Cláudia Maria Ramos Medeiros et al. Tendências das pesquisas de enfermagem em saúde da mulher no período de 2001 a 2005. Texto contexto - enferm.,  Florianópolis,  v. 16,  n. 4, Dec.  2007 .  
Resumo
Objetivou-se analisar as tendências das pesquisas na área da saúde da mulher, em resumos publicados nos Anais dos Congressos Brasileiros de Enfermagem, no período de 2001 a 2005. Estudo bibliográfico cujos dados foram coletados, utilizando-se um formulário estruturado sendo a amostra constituída por 960 resumos. Os resultados foram analisados com o auxílio da literatura específica e da estatística descritiva e apontaram tendência aos estudos qualitativos, com mulheres adultas, realizados em hospitais, provenientes da região sudeste, com predomínio de autores docentes seguidos de discentes de graduação e enfermeiros assistenciais. As temáticas: gestação, parto, câncer de mama e útero, aleitamento materno, doenças sexualmente transmissíveis e síndrome da imunodeficiência adquirida guardam relação com as políticas vigentes, o que reflete uma tentativa de responder às necessidades de saúde das mulheres e a perspectiva de aliar conhecimento científico à atenção humanizada. Foram observadas lacunas em áreas prioritárias como a saúde da mulher idosa, violência e gênero.
Objetivos:
A partir da indagação sobre o modo como as pesquisas em saúde da mulher vêm sendo produzidas na enfermagem, este estudo se propôs a analisar as tendências das pesquisas na área, publicadas nos Anais dos Congressos Brasileiros de Enfermagem, no período de 2001 a 2005.
Temática
Saúde da Mulher


Público alvo do estudo


Mulheres
Metodologia
Para atender a proposta de investigação, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, pois é adequada para analisar publicações e identificar, entre outros aspectos, a sua frequência, regularidade, tipos, assuntos examinados, e métodos empregados. 3
A população do estudo foi constituída de resumos publicados nos Anais dos Congressos Brasileiros de Enfermagem, no período de 2001 a 2005, localizados em CD ROM (2001 a 2003) e disponíveis on-line (2004 e 2005), nos quais os sujeitos fossem mulheres e o enfoque abrangesse a saúde sexual e reprodutiva, gênero e violência, o que resultou em 1.494 resumos. Posteriormente, acrescentou-se outro critério de inclusão, ou seja, tratar-se de resumos de relatórios de pesquisa, o que significou excluir notas prévias e reflexões, perfazendo um total de 960 resumos. O recorte do período estudado justifica-se por assegurar a atualidade dos dados, mostrando o interesse e a tendência das investigações analisadas.
Os dados foram coletados de novembro de 2005 a fevereiro de 2006, mediante a utilização de um formulário estruturado, abrangendo questões condizentes com a proposta da pesquisa, incluindo: métodos de estudo adotados, sujeitos das pesquisas, cenário da investigação, região do país em que a investigação se realizou, área de atuação dos autores e temáticas abordadas.
 Os dados foram analisados utilizando-se a estatística descritiva, além disso, considerou-se as diretrizes e ações programáticas preconizadas pelas políticas públicas vigentes na área da saúde da mulher, bem como a literatura disponível sobre as tendências das pesquisas de enfermagem.
Tipo de estudo
Quanti-qualitativo
Revisão
Cenários
Resumos publicados nos Anais dos Congressos Brasileiros de Enfermagem, no período de 2001 a 2005, localizados em CD ROM (2001 a 2003) e disponíveis on-line (2004 e 2005).

Instituições hospitalares

Considerações Finais/Conclusão
No delineamento das pesquisas, o estudo apontou o método qualitativo como o mais utilizado. Os significados e as experiências vividas por essas mulheres têm sido o enfoque prevalente com atenção primordial na mulher adulta e jovem. As instituições hospitalares e os serviços especializados foram os cenários mais investigados com uma leve tendência de avanços em estudos envolvendo o ambiente hospitalar como primeira fonte de investigação, chegando aos domicílios, através do PSF e das Unidades Básicas de Saúde.
A região sudeste do país prevaleceu em número de resumos publicados nos Anais, necessitando outras investigações a fim de relacionar esses dados ao número de cursos e programas de pós-graduação, fato já apontado em outras pesquisas. Os docentes e discentes de graduação foram os autores com maior prevalência, seguidos dos enfermeiros assistenciais. Foram encontradas categorias diversas de profissionais pesquisando com os enfermeiros em prol do incremento da produção científica de enfermagem. Os resultados mostraram que as temáticas mais frequentemente abordadas foram gestação e pré-natal, câncer, parto, aleitamento materno, DST/SIDA, complicações do ciclo gravídico-puerperal, humanização e planejamento familiar, o que reflete, claramente, uma tentativa de responder às questões e às necessidades de saúde das mulheres e, além disso, reflete a possibilidade de aliar o conhecimento científico à assistência em direção a um cuidado mais humanizado.
 Devido à importância e à magnitude da área estudada no cenário da saúde, há uma expectativa de significativa participação dos enfermeiros no desenvolvimento de pesquisas que contemplem a saúde sexual e reprodutiva da mulher, enfocando as questões de gênero e violência. Apesar dos estudos já desenvolvidos, há a necessidade de incremento em pesquisas nessas temáticas. A prática da violência contra a mulher, em todas as idades, incluindo a violência doméstica e sexual, tem sido debatida não somente no campo da saúde, mas também em outras áreas como a educação, direito, trabalho e assistência social, com vistas à prevenção, ao enfrentamento da violência e ao tratamento de danos e patologias consequentes. Consideram-se escassas, ainda, as investigações que enfocaram o climatério, o que representa uma lacuna significativa em virtude do aumento da expectativa de vida das mulheres e dos problemas que costumam surgir nesse período.
 Apesar dos avanços obtidos na atenção à saúde das mulheres brasileiras, em grande parte como resultado da força de movimentos sociais, sobretudo o feminista, aliados às pesquisas e às políticas públicas no campo da saúde, é prioritário dar continuidade à realização de investigações nas temáticas já contempladas e, ao mesmo tempo, investir no desenvolvimento de pesquisas, direcionadas àquelas até então pouco estudadas. Analisando atentamente a saúde sob o viés da integralidade e da intersetorialidade, os estudos relativos à saúde da mulher devem estar também articulados a outros como os do trabalho e renda, moradia, educação, política, etc., capazes de conduzir essa mulher a um contexto social que reflita possibilidades de melhoria de qualidade de vida e de saúde.
Este artigo será incluído( x) ou excluído(   ) na minha pesquisa. Responda o porquê da inclusão ou exclusão ao lado
O artigo selecionado foi lido na integra ou só o resumo. Responda ao lado.
Artigo lido na integra.





3 comentários:

  1. Gostei bastante! Vai me ajudar demais, principalmente na questão de organização e seleção dos artigos.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Monitoras, tou precisando de ajuda pra encontrar um tema pro meu artigo!

    ResponderExcluir
  3. Allahô
    Com relação a temas, indicamos que você procure algo que disperte-lhe interesse.
    Como comentei em sala das Sugestões de Mikael segue abaixo as mesmas:
    PET 2011
    Saúde da Mulher
    Saúde do Homem
    Saúde da Criança
    Saúde do Idoso
    Promoção de Saúde
    Tuberculose
    Hanseníase
    Vigilância ambiental
    Dengue
    Doenças veículadas hidricamente
    DSTs
    HIV/Aids
    Hepatites virais

    PROBEX 2011
    Drogas
    Saúde Sexual e reprodutiva
    Câncer de pele
    Tabagismo

    ResponderExcluir